Celso Cota vistoriou pilhas de estéril da Vale em Santa Rita Durão 

Celso Cota vistoriou pilhas de estéril da Vale em Santa Rita Durão 

Dezembro 6, 2023 Não Por mariana

Mariana – O prefeito Celso Cota visitou nesta terça-feira, 5/12, o complexo Mariana da Vale, ele vistoriou a estrutura das pilhas de estéril da Mina de Fábrica Nova, no distrito de Santa Rita Durão. Ele foi recepcionado pelo diretor de operações complexo Mariana,  Diogo Monteiro e sua equipe. Na comitiva do prefeito estavam o Secretário de Governo, Marcelo Macedo, Secretário de Meio Ambiente, Anderson Aguilar e Subsecretário de Defesa Civil, Welbert Stopa.

Segundo o prefeito, a visita faz parte do compromisso que tem com Mariana, no acompanhamento das atividades das mineradoras.  Ele reforça a equipe de defesa civil com a contratação de geólogo. “Estamos cada vez mais buscando entender o sistema de fiscalização da mineração”.

Celso ressaltou que foi até a pilha de estéril e que recebeu informações da ANM e da Vale. “ Estivemos in loco, fomos até as pilhas de estéril e a gente recebeu também os laudos não só da Agência nacional de Mineração, mas também laudos encomendados pela mineradora Vale. Hoje podemos dizer que o momento é de segurança das pilhas, não tem nenhum risco nas pilhas. Mas não quer dizer que podemos baixar a guarda, temos que monitorar constantemente e vamos procurar estar sempre monitorando e acompanhando”, explicou o prefeito. 

Outro Lado – “A Vale esclarece que não há risco iminente atrelado às pilhas de estéril da mina de Fábrica Nova, em Mariana (MG), assim como não há a necessidade da remoção de famílias. Diferentemente do que foi veiculado por alguns veículos de imprensa, a pilha de estéril é uma estrutura de aterro constituída de material compactado, diferente de uma barragem e não sujeita à liquefação.

Importante também esclarecer que o dique de pequeno porte localizado à jusante de uma das pilhas tem declaração de condição de estabilidade positiva. A Vale reitera que a segurança é um valor inegociável e que cumpre todas as obrigações legais. A Vale continuará colaborando com as autoridades e fornecendo todas as informações solicitadas.”

Fotos: Divulgação Prefeitura de Mariana