Mariana – O prefeito Celso Cota visitou nesta terça-feira, 5/12, o complexo Mariana da Vale, ele vistoriou a estrutura das pilhas de estéril da Mina de Fábrica Nova, no distrito de Santa Rita Durão. Ele foi recepcionado pelo diretor de operações complexo Mariana, Diogo Monteiro e sua equipe. Na comitiva do prefeito estavam o Secretário de Governo, Marcelo Macedo, Secretário de Meio Ambiente, Anderson Aguilar e Subsecretário de Defesa Civil, Welbert Stopa.
Segundo o prefeito, a visita faz parte do compromisso que tem com Mariana, no acompanhamento das atividades das mineradoras. Ele reforça a equipe de defesa civil com a contratação de geólogo. “Estamos cada vez mais buscando entender o sistema de fiscalização da mineração”.
Celso ressaltou que foi até a pilha de estéril e que recebeu informações da ANM e da Vale. “ Estivemos in loco, fomos até as pilhas de estéril e a gente recebeu também os laudos não só da Agência nacional de Mineração, mas também laudos encomendados pela mineradora Vale. Hoje podemos dizer que o momento é de segurança das pilhas, não tem nenhum risco nas pilhas. Mas não quer dizer que podemos baixar a guarda, temos que monitorar constantemente e vamos procurar estar sempre monitorando e acompanhando”, explicou o prefeito.
Outro Lado – “A Vale esclarece que não há risco iminente atrelado às pilhas de estéril da mina de Fábrica Nova, em Mariana (MG), assim como não há a necessidade da remoção de famílias. Diferentemente do que foi veiculado por alguns veículos de imprensa, a pilha de estéril é uma estrutura de aterro constituída de material compactado, diferente de uma barragem e não sujeita à liquefação.
Importante também esclarecer que o dique de pequeno porte localizado à jusante de uma das pilhas tem declaração de condição de estabilidade positiva. A Vale reitera que a segurança é um valor inegociável e que cumpre todas as obrigações legais. A Vale continuará colaborando com as autoridades e fornecendo todas as informações solicitadas.”
Fotos: Divulgação Prefeitura de Mariana